As equipes da Prefeitura de Bento Gonçalves estão em ação para enfrentar os estragos causados pelo temporal com granizo que atingiu a cidade, por volta das 20h, do último domingo (23). A chuva intensa resultou em alagamentos em áreas centrais, residências, escolas e na Unidade de Saúde do Vila Nova. Além disso, houve quedas de árvores, destelhamentos e rompimento de tubulações.
Os bairros mais afetados incluem Conceição, Santa Marta, Maria Goretti, Borgo, Municipal, Centro, Licorsul, Cohab, Cidade Alta, Verona, Vila Nova, Aparecida, Imigrante, Fenavinho, Eulália, Botafogo, Universitário, Juventude, Progresso, Ouro Verde, Jardim Glória e São Roque.
A Prefeitura de Bento Gonçalves, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, está distribuindo lonas e realizando a colocação nas áreas atingidas. Cerca de 50 residências foram impactadas. Uma operação de limpeza e desobstrução de bocas de lobo está em andamento, pois as folhas e o granizo entupiram esses sistemas, após o grande volume de chuva.
Situação na Saúde e Educação
Na Unidade de Saúde do Vila Nova, que ficou alagada, equipes já realizaram a limpeza e verificação estrutural. O atendimento está ocorrendo, normalmente, nesta segunda-feira (24).
Na área da educação, a Escola Municipal Infantil Raio de Sol também enfrentou alagamentos, devido ao grande volume de água e obstrução das calhas pelo granizo. Não haverá aula, nesta segunda-feira (24), e os pais foram informados pela direção. Além disso, na Escola Municipal InfantilMamãe Coruja, o período letivo para as crianças do B1 foi suspenso devido ao alagamento. Engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) estão verificando a estrutura da escola.