Diversos municípios da Serra Gaúcha tiveram com acumulados na faixa dos 50 a 60 milímetros, no domingo (16) e a tendência é que esses volumes aumentem bastante até o início desta segunda-feira (17), onde ainda há risco de eventos de chuva significativa mais forte.
A segunda-feira tem vento sul, temperatura de 17 graus, uma segunda-feira inteira de chuva, em geral de fraca intensidade. Pode voltar a chover forte na terça-feira (18). De quarta (19) para quinta-feira (20) haverá um alívio, muitas nuvens, mas a chuva tende a dar uma trégua, mas retorna ao longo da sexta-feira (21) e seguirá até o final do mês, vários dias com instabilidade com chuva.
Não necessariamente vai chover direto, de forma intermitente, mas devemos ter esse vai e vem da chuva, o que pode, no final das contas, nestes 10 dias gerar acumulados na faixa de 200 milímetros na região. Então, os rios tendem a subir, dentro deste cenário. É preciso ficar atento, pois há condições de risco de instabilidade do solo, de escorregamentos, queda de barreiras, em um cenário de chuva persistente, típico de inverno, dentro daquilo que a gente já conhece, ou seja, aquilo que é recorrente no período de inverno. Muito diferente, do que aconteceu no mês de maio.