Uma semana após a implantação, a Telessaúde já registra números positivos em Caxias do Sul. Nos primeiros sete dias foram realizadas 69 consultas de forma online na cabine instalada na UBS Esplanada. A expectativa da prefeitura é disponibilizar 30 mil consultas através da modalidade por ano.
Os primeiros dias do serviço transcorreram normalmente, com boa aceitação da comunidade, superando as expectativas da Secretaria da Saúde. A secretária adjunta da Saúde, Daniele Meneguzzi, destaca a importância da inovação para agilizar o atendimento e a satisfação dos pacientes com o serviço.
No momento, apenas os clínicos gerais são atendidos pelo programa, que será expandido gradativamente. No prazo de 60 dias, a secretaria espera ofertar também as consultas com especialistas e psicoterapia. Além da UBS Esplanada, serão instaladas mais duas cabines no Centro Especializado de Saúde (CES) e uma no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS). Daniele também ressalta que apesar do número pequeno de atendimentos, a primeira amostra da Telessaúde é muito positiva.
O serviço servirá como um complemento aos atendimentos da atenção básica e especializada por meio de consultas clínicas realizadas com recursos digitais, buscando facilitar o acesso à população e enfrentar a escassez de profissionais, especialmente médicos especialistas. Com um investimento de R$ 2,2 milhões, a Prefeitura irá disponibilizar 30 mil consultas online ao ano, visando reduzir as filas de consultas no município.