A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abre nas próximas semanas o processo licitatório para implantar a telemedicina, uma iniciativa da pasta que promete dinamizar os atendimentos na Atenção Primária em Saúde e ampliar disponibilidade dos profissionais médicos para as demandas de mais complexidade. O impacto final esperado é diminuir a fila de pessoas que procuram as Unidades antes do horário de abertura dos postos.
A ideia é que a telemedicina funcione como um atendimento remoto nos casos de consultas médicas clínicas com queixas simples, renovações de receitas, solicitações de exames e encaminhamentos para a rede especializada do Município. O profissional médico atenderá o paciente por telefone (com número único de ligação gratuita (0800), chat de texto ou videochamada.
Para assegurar a qualidade do serviço, o processo licitatório inclui uma prova de conceito, em que a empresa melhor classificada no processo licitatório precisará realizar uma demonstração simulada a partir de casos clínicos desenvolvidos pela Prefeitura. Além disso, quando for implantado, a execução do serviço passará por acompanhamento e fiscalização por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a exemplo dos demais contratos vigentes entre o Município e terceiros.
O projeto para telemedicina foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal da Saúde e levou em consideração modelos existentes em outras cidades. A proposta integra o Plano de Governo e não pôde ser implementada anteriormente em função de recursos financeiros e de outras demandas, como a migração gradativa do agendamento de consultas presencial para a central Agenda+UBS e outras, tanto na Atenção Primária como nas demais áreas da Secretaria da Saúde; e considerando que o ano de 2021 foi inteiramente dedicado ao combate à pandemia de covid-19, bem como grande parte do ano de 2022.
COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL