O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (09) que será imposta uma tarifa de 50% para todos os produtos do Brasil. O anúncio ocorreu em uma carta endereçada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi postada na rede Truth Social. No documento, ele alerta que, se o Brasil impor tarifas em retaliação, o mesmo valor será adicionado aos 50% de taxa que ele anunciou nesta quarta.
Conforme o vice-presidente da Indústria da CIC Caxias, Ruben Bisi, essa taxação deve causar impactos em alguns setores da indústria caxiense. Os mais afetados serão os ramos automotivo, madeireiro e de implementos.
Bisi afirmou que as exportações que ocorrem da região da Serra para os Estados Unidos não são tão expressivas, por isso, os impactos na indústria local serão pontuais.
Ele também frisou que caso a taxação persista, os setores afetados, que já exportam para outros mercados, deverão achar outros destinos para exportação pois possuem uma boa capacidade de produção.