O Superior Tribunal de Justiça Desportiva emitiu nota oficial admitindo que houve erro no sistema ao citar que Nenê possuía uma “pendência”. O Juventude evitou utilizar o meia no duelo contra o Palmeiras com o receio de sofrer punição. O STJD alega que o clube demorou para consultar a situação do jogador.
De acordo com a nota, a informação incorreta foi registrada no sistema no dia 8 de outubro, às 12h14. O tribunal aponta que até o dia 20, data da partida contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, não houve contato ou solicitação formal por parte do Juventude. O departamento jurídico do clube contatou o STJD para realizar a consulta em relação a situação de Nenê às 11h40 do dia do jogo, mas recebeu a resposta que a secretaria não tinha acesso ao sistema, pois os acessos só são possíveis presencialmente no Tribunal em horários e dias úteis de expedientes.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva admite que houve erro no apontamento de pendência no Sistema de Gestão Web. Entretanto, o STJD reforça em nota que é responsabilidade do clube ter o controle e cumprimento de penalidades dos atletas. Dessa forma, Nenê está liberado e pode atuar pelo Juventude diante do Flamengo no sábado (26), às 16h30, no Maracanã.