A informação foi confirmada na noite desta terça-feira (04) pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), durante encontro com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília. De acordo com a parlamentar, o ministério se comprometeu em nos próximos 15 a 20 dias, implantar no Aeroporto Hugo Cantergiani, o sistema RNP-ar, permitindo que a aeronave possa seguir trajetórias de voo curvas tridimensionais de maneira precisa, através de espaços aéreos congestionados, áreas sensíveis ao ruído ou por um relevo complicado. Um sistema mais moderno de navegação necessária para a operação em um espaço aéreo definido.
“Um sistema mais moderno para que os voos possam tem maior eficiência mesmo com neblina. Ele será emprestado mas visando diminuir o cancelamento de voos em virtude da neblina, que em Caxias, chega a cancelar 23% do total de voos recebidos”, confirmou a deputada durante entrevista à reportagem da Rádio Caxias.
Outro assunto abordado no encontro com o ministro segundo a deputada, foi a questão da internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergini. De acordo com ela, o ministério estuda a possibilidade no Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, e a Base Aérea de Canoas. A internacionalização poderá sair para os dois ou um deles.
Conforme a parlamentar, outro assunto da pauta foi a condução do projeto do novo Aeroporto de Vila Oliva pelo governo federal. A parlamentar ressaltou que o ministério também acompanha a iniciativa com rigor através da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).