Histórias de gestão exemplar e inovação foram destaque na manhã desta sexta-feira (1º) no evento promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Cinco empresários foram anunciados para receber o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, principal premiação da entidade, que neste ano celebra a 30ª edição.
Além da premiação principal, o Simecs também entregará dois prêmios especiais para jovens talentos e projetos inovadores: o Jovem Empreendedor Industrial e o Projeto Inovador. Entre os premiados estão Evandro Susin, da Inova Sistema Eletrônicos, na categoria Projeto Inovador, e Tiago de Azevedo, da Tertech, na categoria Jovem Empreendedor.
Na categoria de homenageados deste ano, estão o CEO da Rondoncorp, Sergio Carvalho, cuja empresa, com 75 anos de atuação em Caxias do Sul, é uma das maiores do setor, com 17 mil funcionários e operações em diversos países; a diretora da Silpa Peças e Equipamentos, Silvia Paniz, que atua há 51 anos como fornecedora para fabricantes de implementos rodoviários na América Latina; e a diretora da Matrizaria Cardoso, Silvane Zan, empresa com mais de 20 anos de experiência em moldes industriais de grande porte.
Os homenageados expressaram gratidão pelo reconhecimento. Sergio Carvalho destaca a surpresa com a homenagem e vê o prêmio como confirmação da contribuição ao setor.
A diretora, Silvia Paniz relembra os desafios da empresa familiar, que começou na garagem e hoje lidera o mercado.
Já Silvane Zan celebra a honra de representar a força da mulher, especialmente com o legado de Gigia Bandera, pioneira que dá nome ao prêmio.
Conforme o presidente do SIMECS, Ruben Antonio Bisi, a premiação valoriza projetos inovadores que muitas vezes passam despercebidos e reforçam a importância do setor para a economia local.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorre no dia 28 de novembro na Villa Basilico e destaca assim o legado de Gigia Bandera, uma imigrante italiana que, ao trabalhar em uma funilaria que se tornaria a Metalúrgica Abramo Eberle, marcou a presença feminina no desenvolvimento industrial de Caxias do Sul.