Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias

Setembro Amarelo: 65% das pessoas que tentam suicídio não estão em tratamento, alerta psiquiatra

  • Noriana Behrend
  • 01/09/2026
Foto: Freepik

O alerta foi feito pelo psiquiatra Gustavo Camargo Commazzetto, em entrevista à Rádio Caxias, nesta terça-feira (1º), durante uma conversa sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio.

Segundo o especialista, o dado reforça a importância de identificar sinais de sofrimento psíquico e buscar ajuda antes do agravamento do quadro.

Commazzetto explica que, em muitos casos, a pessoa que tenta suicídio não necessariamente deseja morrer, mas busca interromper um sofrimento que considera insuportável. Por isso, familiares e amigos devem ficar atentos a mudanças de comportamento.

Entre os sinais estão perda de interesse por atividades antes prazerosas, falta de energia, isolamento social e alterações na rotina. Em crianças e adolescentes, afastamento dos amigos, resistência em ir à escola e abandono de atividades esportivas também podem indicar sofrimento emocional.

O psiquiatra reforça que depressão não é falta de vontade nem uma tristeza passageira. A doença pode causar alterações no sono, perda de peso, dores sem causa identificada, dificuldade de concentração e problemas para tomar decisões.

Commazzetto concedeu entrevista durante o Jornal da Caxias desta terça-feira. Foto: Divulgação

Outro ponto destacado é a importância de falar sobre suicídio sem medo. Segundo o especialista, abordar diretamente o assunto não aumenta o risco de uma tentativa e pode ajudar a pessoa a expressar o sofrimento e aceitar ajuda.

A orientação é evitar frases que minimizem a situação e, diante de mudanças de comportamento, demonstrar preocupação e incentivar a busca por atendimento profissional. Em casos graves, familiares podem precisar acompanhar a pessoa até um serviço de saúde.

Commazzetto também alerta que a melhora dos sintomas não significa que o tratamento possa ser interrompido. A suspensão de medicamentos psiquiátricos por conta própria pode aumentar o risco de uma nova crise. A duração do tratamento deve ser definida pelo profissional responsável.

Para quem enfrenta sofrimento intenso ou pensamentos relacionados à própria morte, a recomendação é não ficar sozinho e buscar ajuda. O atendimento pode ser feito por médicos, psicólogos ou psiquiatras. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio gratuito pelo telefone 188, 24 horas por dia.

Para o psiquiatra, o mais importante diante de um sofrimento intenso é pedir ajuda. Confira a entrevista completa no completa no Caxias Play.

Tags:
  • #SetembroAmarelo #PrevençãoAoSuicídio #SaúdeMental #CaxiasDoSul #RádioCaxias #RioGrandeDoSul #Psiquiatria #Depressão #ValorizaçãoDaVida #Saúde #CVV #188
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Notícias
  • Segurança

Homem é preso com mais de mil porções de crack em Caxias do Sul

  • Redação
  • 01/09/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Turistas de Caxias do Sul desaparecidos em trilha nos cânions de Morrinhos do Sul são encontrados com vida

  • Keize Machado
  • 01/09/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Após anúncio do fim de contrato com o Mão Amiga, prefeitura deve anunciar nova gestão das UPAs nesta semana

  • 01/09/2026
ler post

PERSONA – 01.09.2026

  • 01/09/2026
ler post

Turistas de Caxias do Sul desaparecidos em trilha nos cânions de Morrinhos do Sul são encontrados com vida

  • 01/09/2026
Leia também
  • Após anúncio do fim de contrato com o Mão Amiga, prefeitura deve anunciar nova gestão das UPAs nesta semana
  • PERSONA – 01.09.2026
  • Setembro Amarelo: 65% das pessoas que tentam suicídio não estão em tratamento, alerta psiquiatra
  • Homem é preso com mais de mil porções de crack em Caxias do Sul
  • Confira as informações para o confronto entre Juventude e Londrina
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

01/09/2026 - Atualizado em 01/09/2026 - 10:56

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar