A sessão ordinária desta terça-feira (11) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul marcou o início de um novo sistema de fluxos Legislativos. Entre as novidades, estão as fotos com nomes e partidos dos parlamentares no telão do plenário e um tablet em cada bancada para acompanhamento e votação do vereador.
Os parlamentares agora têm um login e senha para acessar o sistema em tablets, celulares, notes e computadores e, por meio deles, poderão efetuar protocolos, emitir relatórios, criar proposições parlamentares e votar. Até então, o sistema de votação ocorria num dispositivo específico que ficava sobre a mesa de cada legislador, no plenário. Também terão o auxílio da inteligência artificial para elaborar esboços de suas proposições.
Entre as mudanças, no espaço das Pequenas Comunicações, uma janela com o nome completo, partido e o tempo disponível para fala aparece no telão. O mesmo acontece em outros espaços da pauta legislativa.
O presidente da Casa, Lucas Caregnato (PT), destaca a modernização do sistema tanto para o fluxo interno quanto para o externo.
Com os dados que forem sendo inseridos no sistema, os servidores e parlamentares poderão situar os locais referenciados nos conteúdos, ter uma linha do tempo das propostas e das ações registradas, com quantitativos e gráficos. A comunidade também poderá conferir e acompanhar a tramitação dos processos de forma ainda mais detalhada do que consegue hoje.
Uma sessão simulada foi realizada na segunda-feira (10). O objetivo é otimizar os processos internos, promovendo mais agilidade, transparência e integração das informações no âmbito do Legislativo caxiense.
