Das oito propostas pré-selecionadas, restaram apenas os seis projetos finais que serão votados na Consulta Popular 2024. Em assembleia realizada nesta segunda-feira (18), a comunidade regional decidiu quais propostas estarão disponíveis para os eleitores da Serra no processo de votação da Consulta Popular, que ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro.
Os oito projetos prévios foram selecionados durante as assembleias microrregionais realizadas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Nova Prata, de um total de 23 projetos. As propostas finais escolhidas foram:
- A implantação do Centro Regional de Tecnologias e Inovação em Agricultura da Serra Gaúcha (Horti Serra Gaúcha), na área de Desenvolvimento Rural;
- Criação do aplicativo “Serra Gaúcha”, para acessar informações sobre a oferta turística, cidades, atrativos e estabelecimentos, em Turismo;
- Implantação da Escola do Amanhã: Empregabilidade, jovens, indústria, na seara do Trabalho e Desenvolvimento Social;
- Implantação do Centro de Referência à Pessoa Idosa, na categoria de Desenvolvimento Social;
- Apoio ao fortalecimento do Arranjo Produtivo Local do Basalto;
- E implantação do Centro Intermunicipal de Economia Solidária, ambos no quesito Desenvolvimento Econômico.
Os delegados representantes dos 28 municípios da área de abrangência do Corede Serra, ainda decidiram que os quatro projetos mais votados – número máximo a ser escolhido – dividirão o valor de R$ 1.728.571,43 de forma proporcional. Sendo assim, o projeto mais votado na Serra ficará com 32% desse valor, o segundo lugar terá à disposição 28% do montante, enquanto os projetos classificados em terceiro e quarto lugares ficarão com 20% dos recursos, cada.
O próximo passo é mobilizar os mais de 720 mil eleitores da região serrana para alcançar o maior número possível de votantes, como ressalta Monica Mattia, 1ª Secretaria do Corede Serra.
A votação ocorrerá totalmente em ambiente virtual, através do portal da Consulta Popular, entre 2 e 6 de dezembro. Qualquer cidadão com domicílio eleitoral na região do Corede Serra poderá votar e escolher das seis propostas elegíveis. Também haverá a possibilidade de votar via WhatsApp (51 3210-3260) e por meio da urna off-line, que será operada por pessoas cadastradas por cada Corede.