O senador da República Luis Carlos Heinze (PP) receberá o título de Cidadão Caxiense na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A homenagem foi aprovada na sessão ordinária desta terça-feira (10), por 18 votos dos vereadores presentes em plenário. O projeto é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz (PP), colega de partido. No momento da votação, os vereadores Cláudio Libardi (PCdoB), Andressa Marques (PCdoB) e Lucas Caregnato (PT) se retiraram do plenário. Enquanto Estela Balardin (PT) e Rose Frigeri (PT) estavam ausentes na sessão.
Bortola justificou e lembrou que Heinze viabilizou o repasse de recursos para diversos municípios gaúchos, sendo o candidato ao Senado mais votado em Caxias do Sul nas eleições de 2018, quando foi eleito para o atual mandato. Ele destacou as lutas do senador pelo futuro Aeroporto da Serra Gaúcha e pelo Porto de Arroio do Sal.
Sandro Fantinel (PL) destacou a homenagem e disse que Heinze é o único senador gaúcho que o recebe em Brasília. Hiago Morandi (PL) ressaltou a representação do agro e as articulações pelos aeroportos de Vila Oliva e Hugo Cantergiani. Na mesma linha, Calebe Garbin (PP) destacou o trabalho feito pelo senador no Rio Grande do Sul e apontou que todos os estados têm o mesmo número de senadores, o que representa equidade. Já Zé Dambrós (PSB) lembrou que sempre foi recebido por ele e que apesar das diferenças partidárias, valoriza quem trabalha.
Luis Carlos Heinze é engenheiro agrônomo e iniciou sua vida política como gestor municipal, tendo
exercido o cargo de prefeito de São Borja de 1993 a 1996, além disso teve cinco mandatos consecutivos como deputado federal, de 1999 a 2019. Já em 2018 foi eleito senador pelo RS com 2.316.177 votos.
A data da entrega do título ainda será divulgada pela Câmara de Vereadores.
