O senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) abordou durante entrevista no Jornal da Caxias desta quinta-feira (11), o andamento das questões burocráticas e o envolvimento político para ações e encaminhamentos do Aeroporto Regional de Vila Oliva e também do Porto Meridional de Arroio do Sal.
Sobre o novo aeroporto, ele relatou a expectativa para que os últimos detalhes do projeto sejam fechados em breve e, assim, o edital e o processo licitatório possam ser realizados. Nesse sentido, ele destacou o aguardo para que a empresa vencedora possa ser conhecida ainda neste ano.
Sobre a futura administração do terminal, o senador ponderou a necessidade de vencer a primeira etapa licitatória antes de definir o modelo no próximo ano. A gestão pública, privada ou mista, ainda está sendo analisada. Em tratativas com o Aeroporto Hugo Cantergiani, a Infraero também teria interesse em Vila Oliva.
Já sobre o porto de Arroio do Sal, Heinze citou que houve a entrega de documentação complementar e após análise aguarda até o fim do ano o início das audiências públicas. Ele destacou a importância da obra para a reconstrução do Rio Grande do Sul ainda mais após as enchentes de 2024.
Por fim, o senador abordou a necessidade de vias alternativas para ligação do porto e do aeroporto. Além da necessidade de duplicação da Rota do Sol, no qual definiu como uma obra cara, ele defendeu caminhos alternativos como a BR-285, por São José dos Ausentes, e a Serra do Umbu, entre Maquiné e São Francisco de Paula.