A Secretaria Municipal da Educação (SMED) promove neste sábado (2), a 13ª edição do Seminário Trocando Figurinhas, um dos principais encontros formativos da Educação Infantil em Caxias do Sul. O evento tem como tema “Infâncias em foco: práticas e reflexões” e busca valorizar e multiplicar experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais.
Com cerca de 800 participantes esperados, o seminário será realizado simultaneamente em seis espaços, distribuídos entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS), a sede da SMED e o Sesi. A programação, que acontece entre as 8h e às 12h, conta com 32 apresentações, entre palestras e relatos de vivências conduzidas por educadores e profissionais da rede municipal.
Mais do que um espaço de formação continuada, o encontro é uma oportunidade para que diferentes profissionais que integram o ambiente escolar — como cuidadores, educadores, auxiliares administrativos, cozinheiras, auxiliares de cozinha e de limpeza — compartilhem suas práticas e contribuam com o fortalecimento da educação desde os primeiros anos da infância. A gerente pedagógica da Educação Infantil da SMED, Bruna Rech Padilha, comenta sobre a importância da troca de experiências e práticas vivenciadas entre os profissionais.
Durante o seminário também será lançada a 1ª edição da Revista Eletrônica da Educação Infantil de Caxias do Sul. Com publicação semestral e acesso gratuito, a revista reúne artigos, dicas de leitura, projetos e relatos de práticas pedagógicas, reforçando o compromisso com a valorização da infância e da educação pública de qualidade.
Atualmente, Caxias do Sul conta com 50 Escolas de Educação Infantil (EEIs), cuja gestão é compartilhada entre o município e quatro entidades conveniadas. O seminário reforça o papel coletivo e interdisciplinar dos profissionais envolvidos na formação das crianças e fortalece o vínculo entre a teoria e a prática no cotidiano das escolas.