Nesta segunda-feira (24), foram iniciadas as atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo (Simulídeo). Equipes da Vigilância Ambiental em Saúde começaram os trabalhos de combate no interior do município, são mais de 1,6 mil quilômetros de arroios mapeados para realização do controle do mosquito.
O Programa de Prevenção e Combate ao Mosquito Borrachudo é realizado durante todo o ano, no entanto, é intensificado nos meses de maior calor, em razão do ciclo reprodutivo do mosquito sofrer uma aceleração. Os arroios já receberam o larvicida Bti durante o ano, sendo aplicado pelos agentes da vigilância e pelos próprios agricultores, que foram capacitados pela Secretaria Municipal da Saúde, para realizar a aplicação nas suas propriedades.
O diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, destaca que a proliferação do mosquito borrachudo também é ocasionada pelas ações de degradação do meio ambiente. O que torna as iniciativas de prevenção ambiental ainda mais importantes no controle biológico do mosquito. Poletto enfatiza as atividades desenvolvidas pela Vigilância Ambiental nesta semana.
O mosquito borrachudo é um inseto encontrado predominantemente nas áreas rurais, os seus ovos, larvas e pupas se desenvolvem na água corrente, principalmente em arroios, saídas de açudes e barragens. A picada causa irritação, coceira e inchaço. Caso chova em algum dos dias, o cronograma será prorrogado até a próxima semana.
Confira o cronograma completo:
Segunda-feira (23): Fazenda Souza
Terça-feira (24): Santa Lúcia do Piaí
Quarta-feira (25): Vila Oliva
Quinta-feira (26): Vila Seca
Sexta-feira (27): Criúva
Sábado (28): Vila Cristina