A 5ª edição da Semana Lixo Zero de Caxias do Sul começou com um apelo urgente: transformar hábitos e conscientizar a população sobre a importância da gestão sustentável dos resíduos. A campanha, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil, visa reduzir a quantidade de lixo gerado e promover a economia circular, um movimento que tenta minimizar o impacto ambiental dos resíduos.
Os temas da Semana Lixo Zero também estão alinhados com os desafios globais, como a poluição por plásticos. Um estudo recente divulgado pela ONG Oceana revelou que o Brasil é o maior poluidor da América Latina no que se refere ao descarte de plásticos no oceano, com 1,3 milhão de toneladas lançadas anualmente. Este volume representa 8% da poluição plástica global. O impacto ambiental é alarmante. A pesquisa constatou que 85% das 200 espécies marinhas estudadas estavam em risco de extinção devido à ingestão de plásticos, incluindo tartarugas marinhas, peixes e moluscos. A embaixadora do Caxias Lixo Zero, Geovana Secco, garante que a importância do evento se deu, ao longo dos anos, enfatizando a necessidade de criar uma cultura mais sustentável.
“Queremos que a população comece a adotar esses hábitos no seu dia a dia. A cada edição, o evento se diversifica, incorporando novas ações e parcerias para alcançar um público cada vez maior”, afirmou.
Entre os eventos de destaque está o Mega Drive, deste sábado (19), uma ação de coleta de materiais de difícil reciclabilidade, que acontecem bimestralmente na cidade. Segundo Geovana, esses materiais, se encaminhados à coleta seletiva comum, não são absorvidos pelo mercado de reciclagem e acabam indo para os aterros. Com mais de 30 toneladas de resíduos recolhidas em 14 eventos anteriores, a ação mobiliza a população, que se conscientiza sobre a importância de separar corretamente os resíduos.
Além disso, a campanha busca educar as pessoas sobre a prática do lixo zero, ou seja, evitar que materiais que ainda podem ser reaproveitados se tornem rejeitos, inutilizados. O evento tem como objetivo a transformação desses materiais em novos produtos, seguindo os princípios da economia circular.
A programação completa da Semana Lixo Zero pode ser acompanhada pelo Instagram da iniciativa, no perfil @CaxiasLixoZero, onde os detalhes de cada evento são compartilhados com a comunidade.
Programação Cultural e Socioambiental
Conforme Geovana, a Semana Lixo Zero, deste ano, trouxe uma série de novidades. Entre os dias 21 e 23 de outubro, será realizada uma amostra de documentários socioambientais no cinema Ulisses Geremia, no complexo do Ordovás. Os filmes, que abordam temas como as crises climáticas e a preservação ambiental, serão seguidos de debates para aprofundar as discussões.
A embaixadora adianta que um dos momentos mais esperados será a apresentação do povo indígena Zianawassi, que virá da Amazônia para compartilhar sua cultura e visão sobre a natureza.
“É algo inédito na cidade e um verdadeiro privilégio. Convidamos todos a se juntarem a nós e se envolverem nessa troca de saberes”, completou.
Conexão Circular: Cultura e Sustentabilidade
No dia 26 de outubro, o evento Conexão Circular será realizado das 10h às 17h,no Centro de Cultura Ordovás e mesclará cultura e sustentabilidade. Além de feiras de produtos locais, haverá a primeira feira de trocas do Caxias Lixo Zero, incentivando a economia solidária e o reaproveitamento de objetos, como livros, brinquedos e roupas.
“Queremos estimular a troca e o consumo consciente, uma maneira de evitar o desperdício e fortalecer a economia circular”, destacou Geovana.
O evento contará ainda com oficinas de compostagem e reciclagem, além de um espetáculo teatral voltado para a conscientização sobre o desequilíbrio ambiental.
“Vamos promover uma atividade para toda a família, em que aprender sobre sustentabilidade será leve e divertido”, concluiu a embaixadora.
Pequenas Ações, Grandes Impactos
Na próxima quarta-feira, dia 23, a campanha “Dia D Sem Sacolas” incentivará a população a reduzir o uso de sacolas plásticas. Vários estabelecimentos parceiros, como o Super Crisan, o Sacolão da Fraternidade e o Shopping Villagio, oferecerão incentivos para quem levar sua própria eco bag. A ação busca diminuir a quantidade de plásticos descartados, que podem levar centenas de anos para se decompor e acabam poluindo oceanos, rios e mares.
“Pequenas atitudes diárias, como recusar sacolas plásticas, podem ter um impacto grandioso na preservação ambiental. Queremos que as pessoas se conscientizem de que cada um de nós pode fazer a diferença”, concluiu Geovana.
A 5ª Semana Lixo Zero de Caxias do Sul surge como uma oportunidade de reflexão e ação para a construção de uma cidade mais sustentável e conectada às demandas ambientais globais. Ao unir a educação ambiental à cultura, a cidade se prepara para enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais consciente da urgência de mudar seus hábitos. A partir de ações como a coleta de materiais recicláveis e a troca de conhecimentos culturais e ambientais, Caxias do Sul reforça o compromisso com um futuro mais sustentável para todos.