Inicia nesta terça-feira (24) a 2ª edição da Semana Alusiva ao Dia Nacional do Imigrante. O evento organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria de Museus e Memória, se estende até a sexta-feira (28), no Monumento Nacional ao Imigrante. Serão várias atividades voltadas à reflexão, à memória e à valorização da diversidade cultural e das histórias migratórias em Caxias do Sul.
A programação inicia nesta terça-feira, às 14h30min, com a abertura da exposição “Ver o outro”. Em seguida ocorre o bate-papo “Movimentos migratórios contemporâneos: perspectivas, experiências e conhecimentos em Caxias do Sul”, que contará com a participação de Fran Oliveira e Cristiano Sobroza Monteiro (antropólogo/UCS). A exposição “Ver o outro” permanece em exibição até o dia 31 de agosto, integrando a programação da Semana e ampliando o convite à reflexão sobre as diversas faces da imigração na cidade.
No dia 25 de junho, também às 14h30, será realizado o bate-papo “Arte e imigração como patrimônio: o legado da cultura italiana na construção da identidade de Caxias do Sul”, com a participação de Antonella Caringi de Aquino, do Instituto Bruno Segalla, e João Tonus. A atividade abordará a importância da cultura italiana na formação da identidade local. A produtora cultural da Diretoria de Museus e Memória, Gabriela Menegazzo, destaca que o intuito do evento não é apenas homenagear, mas preservar e enaltecer a imigração italiana ao longo deste século e meio.
Na quinta-feira, dia 26 de junho, haverá uma reflexão sobre os povos originários. À tarde, será realizado o bate-papo “Povo originário Taurepang: ancestralidade e cultura”, com Franco Marval, pesquisador do povo Taurepang, que falará sobre a rica história e cultura dessa comunidade. No dia 27 de junho, o Núcleo Permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER) promove uma atividade formativa voltada para professores da Rede Municipal.
A programação será encerrada no dia 28 de junho, com a apresentação do grupo Cirandeiras Danças Brasileiras, às 15h, trazendo um espetáculo de celebração e valorização da diversidade cultural brasileira.