A Secretaria de Segurança Pública de Caxias do Sul investiga os atos de vandalismo registrados no último fim de semana na região da Estação Férrea, recentemente revitalizada. Estruturas do complexo, como prédios, bancos e o monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, foram alvo de pichações.
De acordo com o secretário da pasta, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, imagens do sistema de monitoramento do Centro Integrado de Operações (CIOp) estão sendo analisadas para identificar os responsáveis. Ao todo, cinco câmeras cobrem a área, e o trabalho de apuração é considerado detalhado, com foco nos horários em que os atos podem ter ocorrido.


Segundo o secretário, a movimentação no local já vinha sendo acompanhada pelo setor de inteligência da Guarda Municipal e por outros órgãos de segurança. A hipótese inicial é de que mais de um grupo esteja envolvido nas ações, levando em conta os diferentes padrões de pichações encontrados nos espaços públicos.
A Secretaria de Gestão Urbana também atua paralelamente, buscando alternativas para remover as pichações e recuperar os equipamentos danificados. As autoridades reforçam o pedido para que a comunidade colabore com denúncias, em caso de flagrante ou suspeita de vandalismo, a orientação é acionar imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou a Brigada Militar pelo 190.
