Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Aeroporto: Secretário não confirma transferência de equipamentos do Salgado Filho para Caxias, apesar de informação do ministro Pimenta

  • Noriana Behrend
  • 19/06/2024
Foto: Rafa Neddmeyer/Agência Brasil

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou que o Governo Federal teria formalizado uma solicitação, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que o Aeroporto de Caxias do Sul tivesse a oportunidade de receber equipamentos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Essa medida visaria expandir a capacidade do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, para atender a um maior número de vôos, enquanto o Aeroporto Internacional da capital gaúcha permanece inativo, devido aos danos causados pelas chuvas. Entre os equipamentos mencionados estaria o ILS (Instrument Landing System), que auxilia os pilotos durante a aterrissagem, em condições de baixa visibilidade. Contudo, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul, Alfonso Willimbring Júnior, negou a informação sobre essa transferência dos equipamentos.

Em relação ao Aeroporto Salgado Filho, empresa Fraport, responsável pela administração do empreendimento, ainda está avaliando os danos causados no local.

Desde o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho devido às chuvas, o Aeroporto de Caxias tem recebido diversas aeronaves, num primeiro momento para ajuda humanitária e depois para ampliar a oferta de vôos comerciais para o centro do país. A iniciativa para melhorias do Hugo Cantergiani seria crucial, segundo o próprio governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), para o desenvolvimento do Estado e beneficiaria toda a região da Serra Gaúcha. Segundo o secretário Alfonso, o projeto de adequação do Aeroporto de Caxias está finalizado, mas, ainda, aguarda aprovação da Anac. De acordo com ele, as obras devem estar concluídas em até 110 dias ou até meados de outubro, deste ano.

Além disso, Willimbring indicou durante entrevista ao Jornal da Caxias na manhã desta quarta-feira (19), que as obras na pista e na área interna do Aeroporto podem receber serviços contratados sem processo de licitação, visto que o município tem o decreto de “calamidade pública“, o que dispensa licitação. Na visão do secretário, entretanto, a principal dificuldade, em relação às obras, será a necessidade de trabalhar à noite, para evitar tumultos, seja no terminal de passageiros, quanto na pista.

O governador Eduardo Leite anunciou, na terça-feira (18), um investimento de R$ 14 milhões para melhorias no Aeroporto Hugo Cantergiani, destinados à qualificação e expansão do terminal de passageiros e da pista de pouso, com o objetivo de aumentar o número de voos no local beneficiando Caxias do Sul, toda a região da Serra e o Estado.

Tags:
  • Aeroporto Hugo Cantergiani
  • Aeroporto Salgado Filho
  • caxias do sul
  • Ministro Pimenta
  • Porto Alegre
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Geral
  • Notícias
  • Segurança

Dois homens são presos, por tráfico de drogas, no bairro Madureira

  • Redação
  • 19/06/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias
  • Publieditorial

Círculo Saúde, de Caxias do Sul, cria campanha em comemoração aos 90 anos de história

  • Redação
  • 19/06/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Fundação Universidade de Caxias do Sul elege nova presidência

  • 01/04/2026
ler post

PRF inicia nesta quinta-feira Operação Semana Santa 2026 com reforço da fiscalização na Serra Gaúcha

  • 01/04/2026
ler post

Secretaria de Assistência Social avalia três áreas para implantação do programa Cidade Recomeço em Caxias do Sul

  • 01/04/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude altera local da partida contra a Chapecoense pela Copa Sul-Sudeste
  • CBF divulga datas e horários para partidas entre São Paulo e Juventude pela Copa do Brasil
  • Esmeraldas perdem para o Fluminense no Campeonato Brasileiro
  • “Não estou cegamente preso aos três zagueiros”, diz técnico do Juventude sobre possibilidade de mudança
  • Marcopolo lança ônibus inédito e amplia presença na África do Sul
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

19/06/2024 - Atualizado em 19/06/2024 - 13:37

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar