O Secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, foi o palestrante da Reunião-Almoço (RA CIC Caxias) desta segunda-feira (16), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul. Na oportunidade, o titular da pasta estadual apresentou, com alguns dados, o papel de Caxias do Sul no contexto turístico regional, avaliando perspectivas de crescimento e integração da segunda maior cidade do Estado com os demais destinos da Serra Gaúcha. Durante cerca de uma hora de conversa com o empresariado, Santini disse que Caxias é um centro de referência para o turista que visita a região.
O secretário também apresentou durante a palestra um perfil dos visitantes e informações sobre o desempenho do turismo aéreo, através da entrada de turistas pelo Aeroporto Hugo Cantergiani. De acordo com os números divulgados pelo secretário, de janeiro a julho de 2024, foram 97.109 passageiros que chegaram até Caxias do Sul, representando um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. Questionado pela reportagem da Rádio Caxias, se o Aeroporto de Caxias do Sul foi o salvador do turismo do Estado, principalmente, a partir da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, o secretário respondeu:
O Secretário de Turismo reconheceu o atraso para a liberação de voos com aeronaves maiores lotadas nos aeroportos regionais de Canela e Torres. Sobre o tema, Santini foi enfático e disse que o governo do Estado está fazendo a cobrança ao governo federal, pois não tem mais a administração destes aeroportos.
A palestra de Santini na CIC Caxias abriu, oficialmente, a Semana do Turismo de Caxias do Sul 2024.