Quando falamos sobre Turismo no Rio Grande do Sul, muitas pessoas dizem que não é o momento de se pensar sobre isso devido as fortes chuvas e enchentes que atingiram o Estado no mês de maio. No entanto, estas mesmas pessoas não pensam que milhares de trabalhadores do setor estão sendo prejudicados, principalmente com a possibilidade da falta de um salário no próximo mês.
Em entrevista exclusiva à Rádio Caxias, o secretário de turismo do Governo do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, destacou a importância de falar mais sobre a economia do Turismo neste momento. Principalmente, no caso das famílias que dedicam a vida para este segmento e que perderam até o local de trabalho em alguns casos.
As regiões vitivinícolas, em destaque a Serra Gaúcha, vem sofrendo com a queda de turistas, questão que impacta diretamente a venda dos vinhos e demais produtos. Mas o secretário destaca que uma solução para diminuir esses prejuízos e conseguir recuperar, aos poucos, o Turismo no Sul, é o investimento em eventos de grande porte.
O Governador Eduardo Leite já solicitou R$ 1 bilhão ao Governo Federal para recuperar o turismo do Estado. Em Caxias do Sul, ainda estão sendo mensurados os danos no segmento, mas ainda nesta quarta-feira (29), o Prefeito Adiló Dinomenico promoveu uma reunião com professores e pesquisadores, além do Secretário de Turismo Municipal, Ricardo Daneluz, com o objetivo de criar uma comissão voltada ao setor na cidade. A ideia é que o grupo de trabalho faça toda a revisão das áreas de zoneamento turístico do município, reformulando regras, e também criando normas próprias para cada região. Além disso, estabelecer programas e projetos, garantindo a diversidade enquanto identidade de cada local.