De acordo com informações da pasta municipal o golpe tem sido aplicado em nome do setor de fiscalização. O alerta ocorreu nesta quarta-feira (3), após empresas do setor madeireiro de Caxias do Sul entrar em contato com a secretaria para verificar informações sobre supostos agendamentos, estes realizados por meio de ligações telefônicas por golpistas.
Frente as informações, a secretaria municipal prestou esclarecimentos com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que informou que também não realiza agendamentos prévios de fiscalização. Atualmente a pasta é responsável pela gestão ambiental municipal, além de assegurar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
Conforme o diretor de Planejamento e Gestão da Semma, Henrique Koch, nenhum fiscal, técnico ou diretor faz contato direto com repasse de informações que envolvam ações de fiscalização em empresas. Koch salienta que as fiscalizações ocorrem sem agendamento e alerta para que a população esteja atenta a golpes que envolvam o setor.
A Secretaria do Meio Ambiente, possui canais oficias por meio do telefone 54 39011445 ou e-mail [email protected] que podem ser utilizados em caso de dúvidas. Atualmente, a sede está localizada na Rua Dom José Baréa, 1.501, no bairro Exposição, junto à Maesa com atendimento presencial de segundas a sextas-feiras, das 10h às 16h.