A Rádio Caxias recebeu reclamações de ouvintes referente as longas e demoradas filas para atendimento no Centro Especializado em Saúde (CES). O local é procurado pela população para a retirada de medicamentos e também para consultas médicas, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A maior movimentação é observada na parte da manhã, quando, muitas vezes, a fila na parte de fora dobra a esquina da rua Sinimbu com a Marechal Floriano.
Os relatos da população, que além de enfrentar extensas filas, também descrevem um grande acumulo de pessoas na parte interna do prédio. Ou seja, após esperas que podem chegar há mais de duas horas, um tumulto interno é formado e muitas pessoas seguem no aguardo de pé. Os lugares para acomodar quem passa pelo local são considerados poucos e muitos são idosos ou deficientes.
A reportagem da Rádio Caxias procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que optou por emitir uma nota sobre a situação e os atendimentos no CES. No documento a Administração lembrou que no prédio da Sinimbu estão alocadas a Farmácia Especializada e a Farmácia Básica. A SMS informou que as farmácias ainda enfrentam o impacto da falta de sistema causado pelas chuvas de maio, quando não houve ao acesso a sistema.
Sobre a agilidade de atendimento, por meio da assessoria de imprensa foi informado que novos servidores estão em treinamento, o que diminui a agilidade. A Secretaria completa dizendo que busca um novo espaço para a instalação dos serviços desde o ano passado, entretanto o local com condições ideais ainda não foi encontrado.
Abaixo você confere a nota na integra enviada à imprensa:
As farmácias que funcionam no Centro Especializado de Saúde (CES) ainda enfrentam o impacto da falta de sistema causado pelas chuvas de maio. Como naquele mês não houve acesso a sistema, ainda há discrepância entre os dados on-line e os medicamentos em prateleira, o que gera a necessidade de conferência e atrasa os atendimentos. Além disso, há servidores novos em treinamento, o que também diminui a agilidade. Para a Farmácia Especializada também há previsão de ampliação de guichês.
Quanto à ordem de atendimento, é respeitada a prioridade conforme prevê a legislação.
Em relação à localização das farmácias junto ao CES, a Secretaria da Saúde tem buscado, desde 2023, outros imóveis com capacidade para que as três farmácias possam ofertar mais conforto e comodidade para a população, mas ainda não foi encontrado local com as condições ideais.
A Secretaria da Saúde orienta a população que os medicamentos da Farmácia Básica também podem ser retirados nas cinco Farmácias Regionais, localizadas nas UBSs Desvio Rizzo, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada, Fátima Alta.