Cerca de 300 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão da 1ª Mostra Municipal de Foguetes, evento realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), nesta quinta-feira (3). A atividade ocorre no campo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Laurindo Luiz Formolo, na parte da manhã, a partir das 8h, e a tarde, a partir das 13h30.
Os foguetes, que vão de pequenos canudos soprado com a boca a foguetes produzidos com garrafas pet, foram confeccionados pelos estudantes em oficinas realizadas em sala de aula desde o mês de abril, em atividades que envolveram as disciplinas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), geografia, ciências e matemática. Os 300 alunos envolvidos são de 20 escolas da rede municipal. Eles participaram de pré-seleções nas próprias escolas e, nesta quinta, disputarão à grande final.
As técnicas de fabricação de foguetes foram apresentadas em oficina realizada em abril, na SMED, ministrada pelos professores de ciências e assessores da Assessoria de Tecnologia Educacional e Aprendizagem em Rede (TEAR), Nicole Modena e Tiago Romio. Os professores de cada instituição repassaram as técnicas sobre como montar e disparar os foguetes para suas turmas, conforme conta Tiago.
A mostra é dividida em três categorias: canudinhos soprados com a força do ar, para alunos de 1º ao 3º anos; garrafa pet e um cano, disparado com a pressão das mãos (para os alunos de 4º e 5º anos); e também foguetes de garrafa pet com uma base de lançamento produzida com canos de PVC e uso de bomba de ar para o lançamento (de 6º a 9º anos).
Todos os participantes do evento receberão certificado e os três primeiros colocados ganharão medalhas. Os vencedores dos 1º ao 5º anos farão um passeio ao Planetário da UCS, localizado no Museu de Ciências Naturais. Já os primeiros colocados entre os 6º a 9º anos conhecerão o Space Adventure, em Canela.