Foi lançado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Municipal da Cultura o edital de chamamento para credenciamento de oficineiros nos segmentos da cultura popular, destinado à contratação e formação de cadastro reserva para o Programa de Oficinas da Cultura Popular. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro, exclusivamente pelo formulário online.
O edital é destinado a oficineiros atuantes em diferentes segmentos da cultura popular, como artesanato, capoeira, carnaval, cultura afro-brasileira, cultura hip hop, cultura regional, linguagens contemporâneas na cultura popular, linguagens folclóricas e ritmos brasileiros. É necessário comprovar conhecimento na área e submeter a proposta à avaliação da Comissão de Seleção.
A iniciativa busca fomentar as expressões culturais, valorizar a diversidade das manifestações, proporcionar experiências artísticas à comunidade em geral, além de estimular a criação e produção artística local voltada à cultura popular. Através do Programa de Oficinas da Cultura Popular, a secretaria espera ampliar o acesso da população a práticas culturais diversificadas, oportunizar o enriquecimento do patrimônio cultural e contribuir para a inclusão social e a democratização do acesso à cultura.
Podem participar profissionais brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos, que comprovem residência no município de Caxias do Sul. O edital é destinado somente a pessoas jurídicas, nas categorias ME (Microempresa) ou MEI (Microempreendedor Individual), vedada a participação de servidores públicos municipais ativos. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal da Cultura e pelo Programa Caxias Criativa.