Nesta quarta-feira (12), durante solenidade, uma área de terra adquirida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi oficialmente concedida à Fundação de Assistência Social (FAS). Com isso, parte da Zona Norte de Caxias do Sul receberá uma nova unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A assinatura do documento de concessão da área e a autorização para o início das obras de reforma do imóvel ocorreram em julho de 2024, com a conclusão do trabalho em dezembro do mesmo ano. A FAS agora dará início ao processo de cadastro de 80 crianças e adolescentes que serão beneficiados por esse novo serviço. Prevê-se que os atendimentos comecem até a segunda metade de março.
O presidente da FAS, Samuel Avilla, agradece o diretor do Samae, João Uez pelo cedimento do imóvel.
Essa área de 2,3 hectares foi desapropriada pelo Samae visando à preservação ambiental e está localizada na Bacia de Captação do Sistema Maestra. Com uma edificação pré-existente de 214m² no terreno, a autarquia investiu na reforma do imóvel antes de cedê-lo à FAS, totalizando um investimento de R$ 2 milhões (sendo R$ 385 mil destinados à reforma). A localização estratégica na Avenida Serrano-Santo Antônio, 212, próximo ao entroncamento com a BR-116, facilitará o acesso da comunidade.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Adiló Didomenico; o presidente da FAS, Samuel Avilla; o presidente do Samae, João Uez; o vice-presidente do Samae, Norberto Soletti; o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Elisandro Fiuza; o diretor de ESG da CIC Caxias, Euclides Sirena; a presidente da Amob Serrano, Justina Rech; representantes da Fiscalização de Trânsito e do 12º BPM, bem como servidores do Samae e da FAS.