As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cinquentenário, Eldorado, Esplanada, Cruzeiro e Desvio Rizzo, que até então funcionavam em horário estendido até as 20h, passarão a atender até as 19h a partir da próxima segunda-feira (8). Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a alteração ocorre em razão da redução da sazonalidade dos vírus respiratórios e da baixa procura nesse horário de atendimento.
Até o momento, Caxias do Sul registrou 250 hospitalizações por Influenza, com 101 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No município, já foram aplicadas 137.449 doses da vacina. Entre os grupos prioritários, gestantes, crianças e idosos, 121.697 pessoas foram imunizadas. No total, apenas 50,13% da população recebeu a vacina.
A diretora da Vigilância em Saúde, Magda Teles, reforça que a vacinação segue disponível em todas as 48 unidades do município. Ela destaca que o imunizante protege contra três vírus, H3N5, H1N1 e Influenza B, e deve ser aplicado anualmente devido à atualização das cepas. A única contraindicação é para pessoas com alergia aos componentes da vacina ou que apresentem febre no momento da aplicação.
Atualmente, a vacina está disponível para toda a população. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as UBSs. Já as salas de vacinas das UBSs Cinquentenário, Eldorado, Esplanada, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Reolon e Vila Ipê funcionam no momento das 8h às 19h.