O Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendonza, em Caxias do Sul, teve inicio da segunda fase de revitalização este mês. Com um investimento de R$ 14 milhões para esta etapa, a obra contemplará a reforma geral de três blocos de salas de aula e a construção do refeitório. A primeira fase das melhorias, que inclui a reforma do auditório, considerado o maior da cidade, do ginásio e da torre de reservatório, está em andamento.
No mês passado, surgiram necessidades adicionais na primeira fase, que foram realizadas para garantir a continuidade dos serviços. A construtora Cerâmica Taquari Construções, de Bento Gonçalves, está elaborando os aditivos contratuais para ajustar os valores anteriormente previstos.
Segundo o subsecretário de Obras de Educação, Vinícius Piccini, a segunda fase contará com um investimento superior ao da fase anterior. O prazo para a conclusão desta etapa deve ser mais longo.
O local passará por melhorias significativas, incluindo a reforma dos banheiros e vestiários, pintura, reforma dos sistemas elétrico, de abastecimento de água e esgoto, além da reforma da cobertura. Por questões de adequação ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), a capacidade do auditório será reduzida de 1.000 para 860 lugares, mas ele continuará sendo o maior da cidade.
A acessibilidade no ginásio não foi contemplada no projeto devido à estrutura das arquibancadas ser composta por contrafortes dos arcos o que não pode ser demolida para a adequação.