Após dez dias de calor extremo, o Rio Grande do Sul começa a sentir uma trégua com a passagem de uma frente fria, embora as altas temperaturas ainda persista. A expectativa é que chuvas ajudem a amenizar o clima quente nos próximos dias, especialmente com a chegada de outra frente fria entre segunda (17) e terça-feira (18). Mesmo sem configurar uma nova onda de calor, as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC acima da média, principalmente no Norte e Noroeste do Estado.
Com o aumento das temperaturas, o consumo de energia elétrica tende a crescer, principalmente devido ao uso de ar-condicionado, chuveiros elétricos e geladeiras. Segundo o economista Mosar Leandro Ness, o consumo pode aumentar até 20% durante períodos de calor intenso. Para evitar um impacto maior na conta de luz, ele sugere algumas estratégias simples para reduzir o consumo sem abrir mão do conforto.
Mosar recomenda que o ar-condicionado seja adequado ao tamanho do ambiente e que a temperatura seja ajustada para 23°C, o que proporciona conforto térmico sem excessos no consumo de energia. Além disso, o ventilador pode ser utilizado junto com o aparelho, ajudando a circular o ar e a melhorar a sensação térmica sem sobrecarregar o ar-condicionado.
Outro ponto importante é o chuveiro elétrico, que deve ser ajustado para a temperatura morna durante o verão. Em locais com reservatório de água exposto ao sol, Mosar sugere até desligar o aquecedor durante o dia. Já para a geladeira, é essencial evitar a exposição ao sol, manter as borrachas da porta em bom estado e não sobrecarregar o aparelho. Investir em lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia, aproveitar a luz solar e manter a casa bem ventilada também são ações recomendadas.
Embora os ventiladores sejam mais econômicos, seu uso deve ser responsável para evitar sobrecarga e riscos de incêndio. Com essas dicas, é possível reduzir o impacto do calor na conta de luz, tornando os meses quentes mais suportáveis, tanto para o bolso quanto para o meio ambiente.