O secretário municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, cumpriu extensa agenda em Brasília nesta semana para entregar e responder novos questionamentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) sobre o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva.
Em reunião na SAC, o município foi autorizado a iniciar o termo de referência para a licitação do Lado Ar, em um investimento estimado em R$ 150 milhões. Os estudos devem se ater em especificações técnicas para que se tenha a garantia da contratação de uma empresa competente e qualificada para construir um aeroporto, que é uma estrutura específica e não uma obra comum.
O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani também foi pauta. Caberlon esteve com Rogério Barzellay, presidente da Infraero, que, junto com a SAC, havia solicitado à Prefeitura novas informações sobre a área do aeroporto. O secretário entregou a documentação e explicou as questões relativas a titularidade da área, que tem muitas matrículas, o que não será um impeditivo para a transferência da operação para o órgão federal.
O secretário ressalta a possibilidade de se poder vislumbrar o funcionamento do terminal de Vila Oliva em quatro anos e em até dois meses de ter a operação do Hugo Cantergiani pela Infraero.
Por fim, em visita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o assunto foi o novo traçado na BR-116, partindo da região do bairro Serrano, passando entre Caxias e Farroupilha até chegar no prolongamento da ERS-448. Segundo Caberlon, já existe um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que será remetido ao DNIT do Rio Grande do Sul para que faça a contratação do projeto executivo no PAC Projetos 2026 e assim entrar nos projetos e orçamentos da União nos próximos anos.
A agenda do secretário na capital federal contou com o apoio do senador Luis Carlos Heinze, da deputada federal Denise Pessôa e do Executivo do Escritório da Prefeitura em Brasília, Mauro Pereira.