Após dois dias de inúmeras celebrações, reunindo 40 mil pessoas, a 145ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, mesmo com suas adversidades, como o trancamento de parte do trecho da Estrada dos Romeiros, uma das maiores demonstrações de fé do Rio Grande do Sul chegou ao final neste domingo (26). Segundo números divulgados pelos organizadores, foram 15 mil pessoas presentes no sábado (25) e outras 25 mil no domingo (26).
Na internet, a Romaria, segundo as avaliações do aplicativo Reportei, teve números expressivos nas redes sociais do Santuário de Caravaggio. Na página do Facebook, que conta com aproximadamente 112 mil seguidores, alcançou um total de impressões que ultrapassou 819 mil contas. No Instagram, o Santuário, que possui mais de 52 mil seguidores, alcançou mais de 453 mil contas. Já na plataforma YouTube, o canal do Santuário de Caravaggio que conta com mais de 10 mil inscritos, ultrapassou a marca de 11 mil visualizações. No site do Santuário, www.caravaggio.org.br, foram mais de 15 mil acessos.
Com o lema “Fonte de misericórdia, rogai por nós”, os peregrinos vivenciaram momentos de devoção, comunhão e esperança. Ao longo dos últimos finais de semana e neste em especial, os fiéis se uniram em orações, procissões e reflexões, buscando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio. De acordo com o reitor do Santuário, padre Ricardo Fontana, como um leme neste tempo de tragédia climática, o local de fé serviu como um porto seguro.
“No Santuário, todos os que estiveram presentes ou de forma virtual (pelas transmissões das redes sociais e dos órgãos de imprensa), os romeiros estiveram ancorados na esperança, encontrando o seguro consolo em Maria, Mãe de Misericórdia”, completou padre Ricardo.
O amor como palavra-chave
Em sua homilia na festa deste domingo, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, destacou o amor como palavra-chave para falar sobre a Santíssima Trindade e ajudar os irmãos e irmãs a reconstruírem a esperança.
“Amar significa comprometer-se com a vida, com alguém, com uma causa. O amor que não quer compromisso com a vida é falso, não é de Deus. O cristão é aquele que busca, antes de tudo, alimentar a sua vida de fé através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, mas também com o próximo manifestado no amor-serviço”, finalizou Dom José.
Emoção e significado
Na missa das 17h, em uma celebração repleta de emoção e significado, o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, proferiu durante sua homilia palavras que tocaram os fiéis, ressaltando a importância da fé e da devoção em suas vidas.
Ainda durante a celebração, o sacerdote expressou sua gratião a todos os setores envolvidos na organização da romaria, reconhecendo o empenho de todos. Na oportunidade, o reitor do Santuário também destacou os 300 anos do pequeno quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pela família Faoro, que deu início à devoção no Brasil.
Em seguida, anunciou a próxima romaria, renovando a esperança e a expectativa dos presentes. Segundo ele, a 146ª Romaria de Caravaggio terá como lema, “Mãe da Esperança, rogai por nós”.
“Celebraremos nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025”, finalizou padre Ricardo.
Acompanhe, em áudio, a avaliação do reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, sobre a edição de número 145 do evento católico, em 2024.
Cobertura da 145ª Romaria de Caravaggio na Rádio Caxias tem o oferecimento de:
Farmácia Médic e manipulação. A amiga do aposentado, também com manipulação veterinária. Na Sinimbu, 1358. Fone: 3223-8844.
Celetro-Caxias, 45 anos de história. A eletricidade no ponto certo, na Rua Os 18 do Forte, 529, bairro Lourdes. Fone: 3228-1633.
RPP Construtora. Projetos inovadores, construções inteligentes. Fone: 3219-5555.
Macropar Parafusos, mais de 30 anos, especialista em fixadores, porcas, arruelas, rebites, abraçadeiras e ferramentas, acesse macropar.com.br
Posto Rodeio: Economizar é abastecer com combustível de qualidade. Abasteça em uma das seis unidades dos postos Rodeio, localizadas em pontos estratégicos de nossa cidade.