Ao todo, seis estações meteorológicas foram instaladas pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha. Esses equipamentos devem criar um banco de dados nacional sobre as condições climáticas locais, monitorando variáveis como temperatura, umidade, precipitação, vento, pressão atmosférica e, nas estações de Antônio Prado e Farroupilha, visibilidade e neblina.
Segundo o gerente de Tecnologia da CSG, Alexandre Garcia Araújo, as informações coletadas devem ajudar na criação de projetos e políticas mais eficazes para a concessionária. Uma parceria foi firmada com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para o compartilhamento de dados gerados no trecho de concessão.
Desta forma, os equipamentos devem atuar diretamente em previsões, produzindo registros, delineando fenômenos climáticos e garantindo o planejamento de estratégias em pontos emergentes da companhia. Os aparelhos funcionam de forma autônoma, utilizando energia solar e transmitindo dados via Wi-Fi ou redes móveis. Em locais sem comunicação, armazenam dados por até seis meses, que podem ser coletados manualmente.
As informações são armazenadas na nuvem e acessíveis em tempo real através de um portal, com um módulo de GPS integrado para precisão geográfica. As instalações dos equipamentos tiveram um investimento de R$ 142 mil.