Até o final de 2024, a primeira fase de testes de um equipamento desenvolvido para organizar a fiação de telecomunicação em postes de energia elétrica em Caxias do Sul deve ser concluída. Os testes tiveram início no começo do segundo semestre deste ano, em 21 postes localizados na Rua Os Dezoito do Forte, entre as ruas Marechal Floriano e Feijó Junior. Este equipamento é fruto da empresa caxiense Fixer Alliance e faz parte de um projeto da prefeitura municipal que viabiliza a realização legal de testes com produtos, serviços e modelos de negócios. Atualmente, cada poste recebe três desses dispositivos, capazes de suportar até seis fios de internet e telefonia cada. Na próxima quarta-feira (27), em um evento privado, a Fixer Alliance vai apresentar ao Poder Público, à comunidade e à imprensa os resultados iniciais da testagem.
O secretário municipal de desenvolvimento e inovação, Jorge Catusso, afirma que a secretaria dá as condições para que os interessados apresentem seus projetos em espaços públicos, mesmo, nesse caso, não sendo responsabilidade da prefeitura a manutenção das fiações nos postes.
Andréa Rebechi de Abreu Fattori, sócia da Fixer Alliance, afirma que o resultado é positivo, e que o que será apresentado na quarta-feira (27) é justamente esse bom resultado que foi obtido com os testes.
O sandbox regulatório, citado por Andréa, é um ambiente experimental que permite que empresas operem com regras diferentes das demais por um determinado período de tempo. O objetivo é testar inovações regulatórias em um espaço controlado, sem o risco de sanções imediatas.