A Universidade de Caxias do Sul (UCS) divide neste momento a possibilidade de colaboração com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para aproveitar espaços disponíveis. A decisão final deve passar pelo Conselho Diretor. Já a instituição federal tem previsão de início em 2025, embora ainda não tenha sido anunciado um local específico.
O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, confirmou durante entrevista ao Programa Jornal da Caxias desta quarta-feira (26), que a instituição particular está disposta, se necessário, ceder espaços físicos ociosos do campus sede para a instalação da UFRGS em Caxias. Essa iniciativa, segundo Rech, visa aproveitar a ociosidade de laboratórios e outros recursos disponíveis na UCS, que poderiam ser utilizados pela UFRGS. No entanto, o reitor esclareceu que a UFRGS ainda não procurou a UCS para tratar sobre o tema. Conforme ele, qualquer negociação nesse sentido deverá ser mediada pelo Ministério da Educação, com a participação do Conselho Universitário (Consuni) e da UFRGS, responsável por funções normativas, deliberativas e de planejamento acadêmico e administrativo.
Atualmente, a UCS conta com cerca de 17,5 mil alunos matriculados no modelo presencial no campus de Caxias do Sul. O reitor destacou que é necessário aguardar um contato oficial da UFRGS para ajustar os termos dessa possível cessão de espaços, caso haja interesse mútuo.
Além disso, Rech enfatizou que a implantação de um campus federal em Caxias do Sul não representa uma ameaça para as instituições particulares. Conforme o reitor, a UCS oferece uma ampla gama de serviços voltados para a comunidade, além de formações diferenciadas e pesquisa, como cursos de extensão, mestrado e doutorado. A UFRGS, por sua vez, também tem afinidade com instituições públicas com viés comunitário, o que reforça a possibilidade de cooperação entre as duas universidades.
Na visão de Rech, a UCS está aberta à possibilidade de ceder espaços para a UFRGS, desde que os termos sejam ajustados de forma adequada e respeitando os interesses de ambas as instituições.
Sobre o assunto, na noite desta-feira (27), a Câmara de Vereadores sedia uma audiência pública para tratar sobre essa instalação do campus da UFRGS em Caxias do Sul.