No final de julho (27), um incêndio de pequena magnitude atingiu o prédio da Delegacia da Receita Federal, na rua Desembargador Armando Azambuja com a Avenida Rio Branco, no bairro Rio Branco. O incêndio, causado por um curto circuito interno não deixou vítimas, mas provocou a interrupção do serviço no local, fazendo com que os serviços da Receita Federal em Caxias do Sul fossem disponibilizados na unidade do Tudo Fácil, localizada no Bourbon Shopping San Pelegrino.
Conforme o Delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos, a medida é resultado de uma parceria entre a Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do governo estadual, com o objetivo de assegurar a continuidade dos serviços enquanto o prédio da Receita Federal no bairro Rio Branco está inoperante. Ainda conforme o delegado, em resposta ao incidente, está sendo planejada uma reforma para restaurar as condições de trabalho na unidade, tanto para os funcionários, quanto para o atendimento dos contribuintes.
Segundo Leandro, atualmente, um projeto de reforma está sendo desenvolvido, com foco em garantir a segurança e a funcionalidade do prédio da Receita Federal. Inclusive, ele explica que laudos técnicos estão sendo analisados para direcionar as ações necessárias e que, durante este período, a maioria dos funcionários está trabalhando em modelo home office. Contudo, o atendimento ao público não foi suspenso, apenas remanejado para o Tudo Fácil, no Shopping San Pelegrino, próximo à antiga sede da Receita Federal. O delegado garante que, enquanto isso, a Receita Federal busca uma nova estrutura para abrigar a equipe administrativa que não está no Tudo Fácil, inclusive, considerando opções em órgãos públicos ou salas privadas, até que a reforma do prédio sede seja concluída.
Como o Tudo Fácil tem horário diferenciado de atendimento, as equipes da Receita Federal de Caxias precisam se adequar para realizar o atendimento ao público, neste caso, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O delegado salienta que essa mudança de horário não prejudicou o contribuinte, tanto é que o atendimento no novo local já está na segunda semana e tem funcionado bem.