Atualmente, o modelo corresponde ao atendimento em guichês de seis serviços municipais da Receita instalados na Prefeitura. A reestruturação prevê que os serviços sejam concentrados em dois setores, um único geral enquanto o outro voltado ao ICMS. A centralização do serviço foi apresentada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (29), no Centro Administrativo.
A projeção é que a iniciativa viabilize maior agilidade e integração frente aos atendimentos à população, promova o desenvolvimento do uso da tecnologia, além da redução dos custos operacionais para os cofres públicos, assim como o aproveitamento de atividades desempenhadas pelos servidores que estão em processo de treinamento.
Toda a reestruturação teve custo zero ao município. Além das alterações no sistema presencial, o serviço passa a contar com o sistema telefônico VoIP, que estabelece um atendimento direto ao setor procurado pelo cidadão, sem intervenções.
Segundo o auditor fiscal da Receita do Município e diretor geral da secretaria, Michael Meurer, a centralização vai promover a disponibilização de 23 servidores presenciais. Ele salienta que o setor passa a estar preparado para atender todas as demandas da pasta.
Para o secretário da Receita, Roneide Dorneles, as alterações promovem a redução nas filas por parte dos contribuintes. Dorneles evidencia ainda de que maneira ocorre a reformulação dos atendimentos.
A Receita municipal conta com quatro aplicativos que disponibilizam o acesso aos serviços, entre eles, Cidadão Online que possibilita a conferência de dados e débitos relacionados do IPTU, automatização de Certidão Negativa de Débitos, por meio do site da Prefeitura, Parcelamento de Débitos Online além do IPTU Digital que passou a ser disponibilizado este ano e gerou uma economia de R$500 mil aos cofres públicos.
As mudanças nos atendimentos iniciam em 1º de maio e a projeção é que a conclusão da implementação ocorra até 28 de junho.