O primeiro suplente do PL em Caxias do Sul, Rafael Henrique Gomez Bado, de 42 anos, assumiu como vereador durante a sessão ordinária desta terça-feira (5). Ele ocupará temporariamente a vaga de Hiago Morandi (PL), que se afastou por licença médica no período de 4 a 17 de agosto, conforme ofício encaminhado à presidência da Câmara. A posse foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Lucas Caregnato (PT), com base no artigo 60 da Lei Orgânica do Município e nos artigos 87 e 88 do Regimento Interno da Casa. Após a leitura do termo, Bado foi convidado a prestar juramento na tribuna.
Líder comunitário há quase 30 anos, especialmente na Zona Norte da cidade, na região do bairro Santa Fé, Bado concorreu às eleições de 2024, obtendo 1.763 votos. Servidor público concursado, atua como secretário de escola na rede municipal e já ocupou funções de gestão e representatividade civil no poder público.
Foi coordenador de Relações Comunitárias da Prefeitura de Caxias do Sul em 2017 e diretor de Habitação entre 2022 e 2024. Também atuou como titular no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e suplente no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Atualmente, está lotado na Secretaria Municipal da Educação, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves. Natural de Caxias do Sul, Rafinha Bado é formado em Gestão Pública.