O Projeto Resgatando a Saúde Mental das Mulheres (Resgate), promovido pela Associação de Psicólogos do Nordeste do Rio Grande do Sul (APSICONOR), em parceria com o Ministério das Mulheres e o Governo Federal, já atende 60 mulheres em situação de violência em Caxias do Sul. A iniciativa oferece atendimentos psicológicos gratuitos e espera alcançar 100 mulheres até o final de 2025, garantindo suporte emocional e fortalecimento para aquelas que enfrentam diferentes formas de agressão.
Os atendimentos são realizados por psicólogos voluntários, que acompanham até sete mulheres cada um de forma individual. As consultas são realizadas nos próprios consultórios, em um período de três meses. Além dos atendimentos, o projeto também desenvolve palestras e grupos de apoio, ações que já impactaram mais de 250 mulheres na cidade. A alta procura formou uma lista de espera para os atendimentos, o que deixa o alerta para os números de violência.
A coordenadora do Projeto Resgate, Maria Marlene destaca que a iniciativa vai até o mês de abril e pede o auxilio e engajamento de toda a sociedade. Ela cita as atividades em grupo que são desenvolvidas com a intenção de recuperar a autoestima e sociabilidade das atingidas.
Desde o lançamento oficial, em julho, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, que reuniu mais de 100 pessoas entre autoridades, entidades, imprensa e comunidade, o Projeto Resgate realizou diversas ações.
Mais informações: www.apsiconor.com.br | @apsiconor | (54) 99236-9775



