Foi protocolado na quarta-feira (11) na Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul o projeto para criação de 35 novos cargos em comissão (CCs). O número representa 23 cargos de assessor político comunitário, quatro para assessor político de comissões e oito novos cargos para auxiliares de assessores de bancadas.
Hoje, um assessor é permitido por cada bancada e um auxiliar pode ser contratado para bancadas de siglas que tem a partir de três vereadores. Com a proposta, bancadas com quatro vereadores ou mais vão poder ter dois auxiliares e as demais podem contar com um. A bancada que terá o direito garantido de dois auxiliares será a do PL, que elegeu cinco parlamentares para a próxima legislatura.
Em valores, esses 35 CCs vão representar um gasto mensal de R$ 238,2 mil, o que vai representar R$ 3 milhões por ano, considerando o 13º salário. A proposta em questão foi assinada por 21 parlamentares. Os únicos a não assinar foram a presidente da Câmara, Marisol Santos (PSDB), e o vereador Renato Oliveira (PCdoB).