Membros da Comissão de Mudanças Climáticas da Prefeitura de Caxias do Sul e pesquisadores do City Living Lab da Universidade de Caxias do Sul (UCS) se reuniram para apresentar o projeto ‘’Cidades Mais Seguras’’. O objetivo é melhorar a gestão de riscos e desastres na cidade, proporcionando treinamentos para que a comunidade possa tomar decisões informadas em situações de emergência.
A vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris, destaca a importância do projeto diante dos desastres climáticos enfrentados pela região, ajudando o poder público a se preparar melhor para lidar com crises e também reforça a união de técnicos especializados com pesquisadores acadêmicos.
A coordenadora do City Living Lab, professora Ana Cristina Fachinelli, destacou a urgência das pesquisas devido às recentes chuvas intensas, enchentes e deslizamentos. Ela enfatizou a necessidade de usar os dados disponíveis para planejar e implementar ações eficazes já que o foco do projeto é tornar Caxias do Sul mais resiliente às mudanças climáticas.
A Comissão de Mudanças Climáticas da SEMMA, representada por Letícia Moratelli, irá unificar as informações e validar indicadores para orientar as medidas prioritárias. Um novo encontro está agendado para a próxima semana para dar continuidade ao estudo.