O projeto em discussão pelas secretarias de Gestão Estratégica e Finanças, Administração, Tecnologia e Inovação, além de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, propõe a alteração do atual modelo da Fundação de Assistência Social (FAS), que passaria de entidade da Administração Indireta do Executivo Municipal para secretaria. A informação foi apurada pela reportagem da Rádio Caxias na segunda-feira (25).
Em conversa com a secretária de Administração, Inovação e Tecnologia, Grégora Fortura dos Passos, ela confirmou que um grupo de trabalho foi criado para estruturar a mudança. Sem dar mais detalhes, alegou que o projeto ainda está em elaboração.
Nesta terça-feira (26), o presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Mauro Trojan, também confirmou a informação. Segundo ele, o projeto vem sendo desenvolvido há cerca de um mês em conjunto com diferentes secretarias e deve ser apresentado ao prefeito Adiló Didomenico na quarta-feira (27). Todos os detalhes sobre os critérios para a alteração da Fundação para secretaria devem ser divulgados apenas após a apresentação oficial ao chefe do Executivo.
A Fundação de Assistência Social (FAS) foi instituída por meio de lei em 4 de janeiro de 1996. Desde então, atua como entidade da Administração Indireta, responsável pela execução de ações voltadas à Política Pública de Assistência Social em Caxias do Sul, por meio de projetos, programas e serviços.
Atualmente, a assistência social no município se organiza em duas frentes, Proteção Social Básica, com ações de caráter preventivo, e Proteção Social Especial, que se divide em Média e Alta Complexidade, destinada a situações em que os direitos do indivíduo e da família já foram violados.