Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, ocorreu a Black Friday no comércio de todo o Brasil, data que promete trazer grandes promoções para os consumidores. No entanto, muitas lojas usam da confiança desses consumidores para trazer ofertas falsas. Em 2022 e 2023 já houve ocorrências de estabelecimentos que enganaram os consumidores, e já existem análises por parte da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Caxias do Sul para saber se esses ocorridos se repetiram em 2024.
Jair Zauza, diretor do Procon Caxias, afirma que por enquanto não foi feita nenhuma ocorrência por ocasião da Black Friday, mas destaca que o Procon desde o mês de setembro iniciou a fiscalizar 20 lojas no município para comparar os preços desde aquele período até o dia da Black Friday.
O motivo explicado por Jair Zauza é claro. Muitos estabelecimentos baixam os preços de determinados produtos em semanas próximas à Black Friday e elevam ao preço normal desses produtos na data. Em outras situações, existem até casos de elevação de preços até maiores do que o valor normal do produto.
Para as empresas que aplicam essas ofertas enganosas, existe penalidade em caso de comprovação, como afirma Jair.
Ainda não há dados oficiais sobre as possíveis ofertas falsas, porque os preços das 20 lojas fiscalizadas ainda passam por análise desde o mês de setembro até a Black Friday. Nessa data, em 2022, porém, cinco lojas da cidade tiveram promoções enganosas comprovadas pelo Procon, e, em 2023, 13 lojas.