Com os anúncios de que poderá faltar combustíveis e alimentos devido a dificuldade de acesso às cidades da Serra Gaúcha, incluindo Caxias do Sul, o Procon do município chama atenção aos consumidores para possíveis práticas abusivas no comércio, como aumento injustificado de preços.
A população deve ficar alerta aos preços das mercadorias mais procuradas, como itens de limpeza, higiene, água mineral, colchões, itens de cesta básica e combustíveis. Em situações de emergência, como calamidade pública, supermercados podem impor limites quantitativos para garantir o abastecimento justo a todos. Esta medida visa evitar a corrida desenfreada por produtos, assegurando que todos tenham acesso aos itens necessários durante a crise.
A orientação do Coordenador do Procon, Jair Zauza, é para que a comunidade economize os produtos que estão em falta, e não pague preços abusivos pelo produto. “Peço o bom senso de todos, consumidores e fornecedores, para evitar que alguém resolva ganhar em cima dessa calamidade que assola o Estado e os consumidores caxienses”. Se ocorrerem abusos, os estabelecimentos serão autuados.
As denúncias podem ser feitas através do site www.proconcaxias.com.br .