O Procon de Caxias do Sul anunciou nesta quinta-feira (18) a implantação de um sistema de atendimento por inteligência artificial (IA). A inovação servirá como um suporte confiável e acessível, agilizando a resolução de demandas dos consumidores e ampliando a disponibilidade de informações a comunidade.
Com a adoção da ferramenta, o Procon dá mais um passo importante na modernização dos serviços públicos. A novidade permitirá aos usuários obter orientações imediatas sobre direitos do consumidor, prazos de garantia, regras de trocas, canais para abertura de reclamações e outras informações essenciais. O sistema está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo ao cidadão o esclarecimento de suas dúvidas a qualquer momento. A ferramenta também deve reduzir a sobrecarga de atendimentos presenciais, otimizando os recursos e o trabalho da equipe do Procon, que poderá se dedicar aos casos que exigem maior atenção.
O atendimento por inteligência artificial está disponível através do WhatsApp, número (54) 99929-8190. O número já era utilizado para sanar dúvidas da comunidade caxiense, como salienta o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza.
Além disso, Zauza destaca que o órgão também está trabalhando no desenvolvimento de uma nova plataforma para registro de reclamações online, possibilitando que o registro das reclamações seja feito diretamente via WhatsApp, sem necessidade de acesso a outras plataformas.
O desenvolvimento do sistema de atendimento usando inteligência artificial iniciou em janeiro deste ano, com a busca por empresas que pudessem atender à demanda. A ferramenta foi aprimorada com o conhecimento dos servidores do órgão de defesa do consumidor e treinada para responder adequadamente às dúvidas. A IA possui um banco de dados com as principais dúvidas, sendo capaz de receber, interpretar e responder às questões recebidas.