Após receber mais de mil relatos de consumidores desde o mês de junho, sendo pelo menos 200 reclamações sobre o aumento na conta de energia elétrica, o Procon de Caxias de Caxias do Sul verificou a necessidade de ampliar as investigações para esclarecer a possível cobrança abusiva. O Procon salienta que o consumidor deve primeiro realizar o protocolo junto a concessionária CPFL, para posteriormente registrar a reclamação no órgão.
Segundo o coordenador do Procon Caxias, Jair Zauza, na próxima semana, as reclamações já registradas serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual e a AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) para possível apuração de irregularidades. O fato chegou a ser tema de debate em uma reunião pública realizada na Câmara de Vereadores nesta semana.
De acordo com Zauza, a iniciativa busca garantir transparência na cobrança e verificar se os reajustes estão sendo aplicados de forma correta e justificada. Os aumentos significativos na tarifa de energia iniciaram em junho, ocasionados pela aprovação da Revisão Tarifária Periódica pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além do impacto da bandeira vermelha patamar 2, que adicionou R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos em agosto.
Caso o consumidor considere o aumento da conta de luz indevido, o Procon recomenda o registro de reclamação junto à concessionária (CPFL/RGE), verifique se o número do medidor corresponde ao da fatura, desligue todos os aparelhos e luzes e observe se o medidor segue registrando consumo, caso o problema persista, o consumidor pode registrar reclamação no site. Zauza ressalta que o Procon está acompanhando a situação de perto, e caso sejam comprovadas irregularidades, a RGE poderá ser autuada.
Mais informações podem ser consultadas nos canais oficiais do Procon, pelo site, no telefone 151 e pelo WhatsApp (54) 9 9929.8190 (somente mensagens).