A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Caxias do Sul, divulgou nesta segunda-feira (22), que no primeiro final de semana da Operação Rodovida (20 e 21), aplicou mais de 300 testes de alcoolemia, que resultaram em 33 autuações de embriaguez. Além disso, 168 infrações de trânsito foram constatadas, incluídas autuações por motoristas dirigindo sem possuir CNH e crianças sendo transportadas sem o dispositivo de retenção (cadeirinha, por exemplo).
Durante a ação, com reforço nas operações, chamou a atenção dos policiais um motorista multado duas vezes por recusar-se a realizar o teste do bafômetro. Ele foi abordado à meia-noite do domingo (21) e autuado pela recusa de fazer o teste do bafômetro. Ele teve o veículo liberado para um motorista habilitado e que não havia consumido bebida alcoólica. Às quatro horas da manhã, também no domingo, ele foi novamente abordado pela PRF, em outra barreira policial, sendo novamente autuado pela recusa de fazer o teste do etilômetro. As multas somadas chegam a quase seis mil reais.
A PRF reforça que a mobilização da fiscalização neste período do ano tem o objetivo de coibir comportamentos que colocam em risco a população, como dirigir sob influência do álcool, a falta do uso de cinto de segurança e as ultrapassagens em locais proibidos.
