Caxias do Sul já vive a contagem regressiva para o Carnaval 2025, e a cidade se prepara para uma série de eventos que prometem animar os foliões de todas as idades. Com o apoio de iniciativas culturais e comunitárias, a prévia do carnaval já está movimentando os caxienses e turistas.
A edição de fevereiro da Mostra Tum Tum promete ser um evento imperdível para os amantes da música e da cultura urbana. Neste sábado (22), no Parque dos Macaquinhos, o público poderá curtir shows de dois artistas de destaque. O primeiro é Vagno Treta, um talentoso artista de hip-hop de Pelotas, e o segundo é Rodrigo Mancusi, que traz uma mistura de ritmos que inclui MPB e Afro-Hag, vindo diretamente de São Paulo. E tem convite da Juli Pandolfo, vamos ouvir!
Outro destaque é a Fluência Casa Hip-Hop, um projeto fundamental para a comunidade do bairro Santa Fé. Nos próximos sábado (22) e domingo (23), a casa estará promovendo um mutirão de inscrições para as oficinas gratuitas de 2025, com um total de mais de 120 vagas disponíveis. São oito oficinas que abrangem todos os elementos da cultura hip-hop, como MC, DJ, graffiti, dança Breaking (que recentemente se tornou esporte olímpico), e Hip Hop Freestyle. As oficinas são destinadas a crianças, adolescentes e adultos, e buscam engajar a comunidade local no fortalecimento da cultura hip-hop.
As inscrições estarão abertas, e todos são convidados a participar dessa oportunidade de aprendizado e inclusão. O Geovani De Gregori (Ge Break), um dos coordenadores da Fluência Casa Hip-Hop, também deixou um recadinho para vocês!
O Instituto de Leitura Quindim está à frente do projeto “Pré-Carnaval nas Comunidades”, que oferece oficinas para a criação de fantasias e objetos carnavalescos em escolas de samba locais. O objetivo da iniciativa é qualificar os integrantes das escolas de samba e valorizar a cultura popular. Seis escolas de samba de Caxias do Sul serão beneficiadas, e o desfile oficial ocorrerá no dia 8 de março, na Rua Plácido de Castro. Confira o recado de Volnei Canônica presidente do Instituto de Leitura Quindim.
A cidade também se prepara para receber grandes festas no final de semana, com destaque para o Bloco da Velha, que completa 13 anos e promete agitar Caxias do Sul. O evento ocorrerá no dia 2 de março, com o tema “Batucada Brasileira”, celebrando os ritmos e instrumentos percussivos do Brasil. Espera-se que cerca de 60 mil pessoas participem do evento, que será animado por diversos artistas locais e contará com uma estrutura de camarote com Open Bar e Open Food.
O Celebra Rock acontece neste dia (23), das 14h às 23h, na Rua Coberta, em Bento Gonçalves. O evento terá shows de Vera Loca, Dr. Robert, Miss Lexotan, Darwin e os Evoluídos, entre outros. A entrada é gratuita. Henrique Morassutti, produtor cultural do Celebra Rock deixou um convite especial para a nossa audiência./
Atenção! Essa é a última semana de inscrições para a Oficina de Choro da Serra Gaúcha, elas terminam no próximo domingo (23). O projeto, com atividades gratuitas, começa no dia 8 de março e vai até o dia 8 de outubro, no Sesc Caxias do Sul. Serão oferecidas 180 vagas em sete oficinas para músicos iniciantes e experientes. As aulas abordam temas como composição, harmonia, instrumentos de solo, base e percussão, além de prática de conjunto. O evento é voltado para a música tradicional brasileira e será conduzido por três professores especializados. Se liga, no convite feito por Zeca Duarte, violonista, compositor e professor de música, um dos responsáveis pela Oficina de Choro da Serra Gaúcha.
Além disso, os Pavilhões da Festa da Uva receberão o show do grupo Menos é Mais, no dia 21 de fevereiro, antecipando a festa de Carnaval com muito samba e animação. O evento contará com opções gastronômicas e bebidas, garantindo a diversão dos presentes. Ouça o convite feito por Milton Corlatti, pesidente da Festa Nacional da Uva.
A cidade também é palco do Bloco da Ovelha, que celebra seus 10 anos com uma exposição no Prataviera Shopping. A mostra reúne itens históricos do bloco, como fotografias e abadás, e pode ser visitada até 5 de março. A exposição é gratuita e abre espaço para relembrar a trajetória desse importante símbolo do carnaval local. Confira o convite feito pela coordenadora de marketing do local, Elisa Ambrosi.
E não faltam alternativas inclusivas, como o Projeto Cinema Itinerante Acessível, que promove sessões de filmes adaptados para pessoas com deficiência, com exibições gratuitas e abertas ao público, como “A Ilha dos Ilus” e “Mau nome é Daniel”. Ouça o recado deixado por Simone de Antoni, psicóloga da Apae de Caxias do Sul.
Neste sábado (22), será realizada a trilha da Escola Feijó à Cascata Vaccari, no valor de R$ 25 e o lanche com valor a parte. É importante reservar o pós-trilha antecipadamente, pois, caso não seja feito, não há garantia de disponibilidade no local. O organizador da trilha, Alexandre Miotto, deixou um convite especial para vocês!
No sábado (22), a partir das 14h, ainda acontece a apresentação dos Acadêmicos do Luizinho, promovida pela @lojadoppi. O evento fará uma homenagem aos 90 anos do Clube Gaúcho, com destaque para os PROTEGIDOS DA PRINCESA. A festa conta com financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul. O evento é gratuito, mas também há opções de área open bar e camarote open bar para quem preferir. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente neste link.
Além disso, o grupo Menos é Mais promete agitar Caxias do Sul com seu show no pré-carnaval, no dia 21 de fevereiro de 2025, nos Pavilhões da Festa da Uva. A estrutura do evento contará ainda com opções de bebidas e gastronomia. A festa começa às 20h e promete antecipar o espírito do Carnaval! E tem recado da Morphine!
Caxias do Sul se prepara para um Carnaval vibrante, com atividades para todos os gostos e idades, consolidando-se como um dos principais destinos de folia do Sul do Brasil.
Acompanhe a programação e prepare-se para a festa!