A apresentação referente à aplicação dos recursos para a área no 1º quadrimestre de 2024 ocorreu durante audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, na última quarta-feira (17), pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segundo o levantamento apresentado, as despesas no período totalizaram mais de R$ 240 milhões, dos quais aproximadamente R$ 127 milhões são provenientes de recursos municipais, representando cerca de 23,20% do montante.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzi, destacou que a Constituição prevê um investimento mínimo de 15% da receita municipal na saúde, e atualmente o município destina 55% para esta área, superando o mínimo exigido.
Durante a audiência, os parlamentares trouxeram reclamações dos cidadãos sobre o acúmulo em filas de espera tanto para atendimento básico quanto para serviços de alta e média complexidade. Também foi discutida a necessidade de buscar mais recursos junto ao governo estadual para enfrentar a demanda crescente dos últimos anos por medicamentos, internações e consultas no município.
Sobre as necessidades apresentadas, Daniele ressalta que esse aumento representa um desafio para o município, que precisa ampliar a capacidade de atendimento e buscar mais recursos do estado e do governo federal para atender às demandas crescentes.
A audiência também ressaltou a importância do envolvimento dos municípios da região para distribuir de forma igual a demanda de saúde e não sobrecarregar exclusivamente Caxias do Sul.