Após um ano intenso, marcado por diversos processos eleitorais internos, como a escolha da nova gestão do sindicato e para os cargos de diretoria das escolas, além da disputa pelo executivo municipal, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserv), Silvana Pirolli, avalia o período como positivo, apesar dos desafios de negociações salariais enfrentados em virtude do pouco tempo disponível e manutenção dos serviços durante o ano eleitoral.
Em sua entrevista para a Rádio Caxias, Silvana também destacou quais serão os principais desafios para a próxima gestão do governo, entre eles buscar a revisão da Lei 409, criada em 2012, que diferenciou o salário-base de alguns servidores, como médicos, guardas municipais e secretários de escola, além de avançar nas pautas de redução das terceirizações e fortalecimento do fundo de previdência.
Quanto as perspectivas para 2025, Silvana espera que a prefeitura cumpra com o que foi discutido e acordado durante o processo eleitoral, abordando soluções nas áreas de saúde e assistência social, além das resoluções a respeito da negociação coletiva de trabalho.
Silvana foi reeleita como presidente do Sindiserv em abril de 2024, ficando a frente de entidade na gestão 2025-2028. O Sindiserv é a entidade sindical que representa os servidores municipais da cidade, constituído pelo Magistério, Funcionários e Servidores do Executivo e Legislativo do Município. Fundado em 1957, o sindicato conta atualmente com mais 6500 servidores, marca alcançada neste ano.