Nesta terça-feira (11), foi anunciado pelo secretário de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, durante reunião com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) no gabinete em Brasília, que o novo projeto do Aeroporto de Vila Oliva deve ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda no primeiro semestre deste ano. A reportagem da Rádio Caxias conversou com Rodrigo Postiglione, presidente da Associação Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias) que avaliou a decisão tomada pelo Governo Federal.
Rodrigo Postiglione afirma que tem confiança total no anúncio feito pelo Governo Federal. Ele destaca que o prefeito Adiló Didomenico foi convidado para a reunião, e que o Governo Federal tem ciência da importância do Aeroporto de Vila Oliva para a região.
Postiglione também destaca que após essa primeira parte, que ele crê plenamento no cumprimento, a segunda parte deve ser concretizada com as obras necessárias. Ele também afirma haver confirmação do Governo Estadual para realização de obras na RSC-453, a Rota do Sol, para melhorar a mobilidade da área do novo aeroporto.
As obras do aeroporto só podem ser iniciadas após a inclusão do projeto no PAC, condição obrigatória para que a própria secretaria de Aviação Civil autorize a contratação da construtora pelo município. Os R$ 170 milhões em recursos, que estão reservados desde 2024, serão liberados por meio do PAC. Com a liberação dos recursos, o próximo passo será abrir a licitação para contratar a empresa que executará a obra. A contratação do serviço é de responsabilidade do município, detentor da outorga do terminal.